O curso abordou questões fundamentais sobre as interseções entre mobilidade urbana, transportes e relações raciais no Brasil, contribuindo para a reflexão crítica e o aprofundamento do conhecimento sobre desigualdades raciais no espaço urbano e práticas antirracistas.

O curso "Mobilidade Racista, Antirracista e Negra - Transportes e Relações Raciais no Brasil" é uma iniciativa organizada pelo doutor em arquitetura e urbanismo e mestre em antropologia, Paíque Duques Santarém, pesquisador do Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles.
Com métodos de pedagogia popular e aulas online (via plataforma Zoom), o curso desenvolveu amplo espaço de troca de conhecimentos e diálogos sobre como a mobilidade urbana, transporte e circulação brasileiras tem relação constituinte com o racismo e a colonialidade.
O conteúdo programático do curso abordou o vínculo entre a Mobilidade e Relações Raciais no Brasil. Para tanto, discorreu sobre temas como:
Análise, com dados estatísticos, das desigualdades raciais presntes na mobilidade urbana deste século;
Uma leitura histórica da construção do racismo na mobilidade desde o tráfico escravista, transporte de cargas, eugenia, higienismo, constituição técnica racista do setor;
A forma como as revoltas do transporte estão vinculadas às lutas da população negra no Brasil;
O conceito de Mobilidade Negra, um vínculo ancestral entre a circulação negra hoje e as concepções africanas e da diáspora.
O curso teve várias turmas em diferentes dias e horários nos meses de fevereiro e março de 2025, para contemplar diferentes agendas de pessoas interessadas. Cada turma recebeu o mesmo material conteúdo e metodologia. As inscrições foram diferenciadas em valores sugeridos a depender de qual categoria social e profissional o/a participante estava localizado.
O curso teve carga horária de 8 (oito) horas, realizado em formato online. Saiba mais em: https://tinyurl.com/mobilidadenegra